O que você mais gosta de vê no Blog??

domingo, 30 de junho de 2013

Musica - Definição

Definir a musica nao é tarefa fácil porque apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, é difícil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa pratica. mais do que qualquer outra manifestação humana, a musica contem e manipula o som e o organiza no tempo. talvez por essa razão ela esteja sempre fugindo a qualquer definição, pois ao busca-la, a musica já se modificou, já evolui. como ´´ arte do efêmero´´, a musica nao pode ser completamente conhecida e por isso é tao difícil enquadra-la em um conceito simples.

         a musica também pode ser definida como uma forma de linguagem que se utiliza da voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo á alguém.

   ritmo, melodia e harmonia são entendidos aqui apenas em seu sentido  de organização temporal, pois a musica pode conter propositalmente harmonias ruidosas ( que contem ruídos ou sons externos ao tradicional) e arritmias ( ausência de ritmo formal ou desvios rítmicos).

  * toda combinação de sons e silencio é musica???
* musica é arte??? ou de outra forma, a musica é sempre arte???
* a musica existe antes de ser ouvida??? o que faz com que a musica seja musica é algum aspecto objetivo ou ela é uma construção da consciência e da percepção???

  mesmo os adeptos da musica aleatória, responsável pela mais recente desconstrução e reformulação da pratica musical, reconhecem que a musica se inspira sempre em uma ´´matéria sonora´´, cujos dados perceptíveis podem ser reagrupados para construir uma ´´matéria musical ´´, que obedece a um objetivo de representação própria do compositor, mediado pela técnica.

         da diversidade de interpretações e também das diferentes funções em que a musica pode ser utilizada se conclui que a musica nao pode ter uma só definição precisa, que abarque todos os seus usos e gêneros. todavia, é possível apresentar algumas definições e conceitos que fundamentam uma ´´historia da musica´´ em perpetua evolução, tanto no domínio      

Nenhum comentário:

Postar um comentário